Domingo passado, dia 8, foi anunciado pela Nippon Columbia que Isao Tomita, compositor que foi o pioneiro do uso do sintetizador em arranjos de música de animes, morreu de insuficiência cardíaca crônica aos 84 anos de idade.
Tomita entrou em colapso em sua casa que se encontrada na cidade de Shinagawa, em Tóquio na quinta-feira, 5 de maio. Foi transportado para um hospital próximo, onde morreu em 15h00 do horário local (03h00 da madrugada de quarta feira no Brasil).
Tomita nasceu em Tóquio em 1932; Estudou universidade de história da arte de Keio, mas também teve aulas particulares de música com os compositores Kishio Hirao e Koujirou Kobune. Ainda estudante, Tomita começou a trabalhar em programas de música criada por emissora pública NHK. Ele começou a trabalhar como compositor em tempo integral após a formatura em 1955 e compôs músicas para filmes e dramas de televisão ao longo dos próximos dez anos.
Em 1965, Tomita criou sua primeira composição para uma série de anime, do grande Osamu Tezuka, e o anime era Jungle Taitei (Ou legend of the Forest, saiba mais sobre isso na nossa coluna sobre a origem dos animes e sua linha temporal). Um poema sinfônico que ele escreveu que mais tarde recebeu uma menção honrosa no Festival Nacional de Artes realizada pelo Ministério da Educação, Ciência e Cultura Japonês. Tomita também passou a trabalhar nos filmes Ribbon no Kishi (1967) e Dororo (1969).
Durante uma visita a Osaka em 1969, Tomita encontrou o sintetizador modular Moog III-C em uma loja de discos importados. Dois anos depois, ele, pessoalmente, adquiriu um sintetizador Moog III-P e começou a construir seu estúdio em casa para começar com a música eletrônica. Em 1974, seu segundo álbum de estúdio Tsuki no Hikari (conhecido nos Estados Unidos como Snowflakes Are Dancing) tornou-se um sucesso mundial, ganhando quatro indicações no 17º Grammy Awards. O álbum também alcançou o topo da parada musical clássica da Billboard daquele ano.
A última composição de Tomita, "Symphony Ihatov", foi realizada em seu primeiro concerto em 2012 com Hatsune Miku como solista. No momento da sua morte, Tomita também estava se preparando para o desempenho de sua nova composição intitulada "Dr. Coppelius", que está previsto para Novembro de 2016.
Um funeral privado para Tomita foi realizado entre domingo e segunda-feira com os membros da família presentes. Um serviço memorial público também será anunciado em uma data posterior.
Em seu site oficial é possível encontrar todas músicas, faixas, imagens e capas de seus álbuns além das notícias que saiam e uma parte falando de seu falecimento. Clique aqui para acessar o site.
0 comentários:
Postar um comentário